Quinta, 19 de Junho de 2025 01:38
Segurança Segurança

Polícia Militar resgata filhote de gato-maracajá no município do Crato

Uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), resultou, na  noite desse sábado (10), no res...

12/05/2025 14h54
Por: Redação Fonte: Secom Ceará

Uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), resultou, na  noite desse sábado (10), no resgate de um gato-maracajá (Leopardus tigrinus), animal silvestre vulnerável à extinção.  O felino foi localizado no bairro Seminário, no Crato – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A composição policial foi acionada para atender a uma ocorrência de entrega voluntária de animal. Ao chegarem na residência, os militares realizaram o resgate de forma segura, utilizando equipamentos específicos e técnicas adequadas para garantir o bem-estar do gatinho.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Após a captura, o animal foi encaminhado para a ONG BiodiverSe, instituição especializada em reabilitação de fauna silvestre, onde passará por uma avaliação veterinária e um período de triagem. A previsão é que, após a reabilitação, o gato-maracajá seja devolvido ao seu habitat natural.

Dicas de prevenção que a população pode adotar  

Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.

Contate o Corpo de Bombeiros ou o BPMA, da PMCE, ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade. As instituições têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.

Evite alimentar animais silvestres, pois isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximarem de residências, em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.

Mantenha seu ambiente seguro, verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.

Conscientize a comunidade e incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando atitudes que possam colocar em risco tanto os animais quanto os moradores.

Para onde ligar em casos de resgates de animais?

As Forças de Segurança do Ceará estão preparadas para resgatar animais, sejam eles domésticos ou silvestres. Os contatos para acionamento de socorro são os seguintes:

Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE)
Telefone: 193

Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA/PMCE)
Telefones: (85) 3101.3545 / 3101.3577

Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA)
Telefones: (85) 3247.2630 – WhatsApp: (85) 98439.9110

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias