Sexta, 18 de Abril de 2025 16:06
Cidades Petrolina - PE

Semana Santa: Vigilância Sanitária de Petrolina reforça cuidados no armazenamento e comercialização de pescados

Com o aumento da procura por peixes e frutos do mar durante a Semana Santa, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) de Petrolina está in...

15/04/2025 16h30
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Petrolina - PE
Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PE
Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PE

Com o aumento da procura por peixes e frutos do mar durante a Semana Santa, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) de Petrolina está intensificando as ações de fiscalização em estabelecimentos que comercializam pescados frescos, secos, salgados ou desidratados. O objetivo é garantir a segurança alimentar da população e evitar riscos à saúde dos consumidores.

Durante o período, os fiscais sanitários visitarão peixarias, mercados e supermercados para verificar as condições de armazenamento, exposição e comercialização dos produtos, assegurando que os pescados estejam sendo manipulados de forma adequada e dentro dos padrões exigidos pela legislação sanitária.

Além da atuação nos estabelecimentos, a Vigilância Sanitária também alerta os consumidores sobre os cuidados que devem ser tomados no momento da compra. Com isso, os peixes frescos devem estar refrigerado e coberto com gelo; a superfície do corpo deve estar limpa e apresentar brilho metálico, sem manchas ou pigmentos estranhos; os olhos devem ser brilhantes e salientes; as brânquias (ou guelras) devem ter coloração de rósea a vermelha, com aspecto úmido; a musculatura deve estar firme, elástica e sem deformações permanentes ao toque; o odor deve ser característico da espécie, sem cheiro forte ou desagradável.

Quanto aos peixes secos, os consumidores precisam observar se eles estão armazenados em local limpo, ventilado e protegido de poeira e insetos; o produto não pode apresentar mofo, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade, ou odor estranho; o peixe deve estar seco, firme ao toque e livre de sinais de deterioração como ovos ou larvas de insetos.

A Vigilância Sanitária reforça que o consumo de alimentos impróprios pode causar intoxicações alimentares, infecções e outros problemas de saúde. A orientação é sempre verificar a procedência dos produtos, observar as condições de higiene do local e, em caso de suspeita, denunciar irregularidades por meio do telefone (87) 98844 2540, canal oficial do município.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias