Sexta, 18 de Abril de 2025 16:14
Cultura Cultura

Empreendedores culturais de Minas Gerais podem garantir desconto na conta de luz com a Cemig SIM

Parceria entre Secult e Cemig SIM impulsiona a economia da criatividade alinhada ao uso consciente dos recursos naturais

09/04/2025 18h39
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Leo Bicalho
Leo Bicalho

Profissionais e empresas do setor cultural em Minas Gerais têm agora a oportunidade de reduzir o valor da conta de luz por meio do plano de assinatura de energia solar da Cemig SIM , iniciativa que oferece desconto sem investimento, sem taxa de adesão e ativação 100% on-line, incentivando o uso de energia limpa. A ação faz parte dos esforços do Governo de Minas Gerais para fomentar o desenvolvimento sustentável e apoiar a economia criativa no estado.

Com a Cemig SIM, empresa de energia solar do Grupo Cemig, empreendedores culturais – incluindo produtores, teatros, casas de show, galerias de arte e outros negócios do setor – podem aderir à modalidade de energia solar por assinatura recebendo créditos na conta de luz, ao optar pelo consumo de energia proveniente das usinas fotovoltaicas da empresa.

A adesão ao programa pode garantir uma economia significativa na fatura de energia elétrica, um dos principais custos operacionais do setor.

 

"A cultura é um motor essencial da economia mineira, e sabemos que os custos fixos são um desafio para os empreendedores do segmento. Com essa iniciativa, além de incentivarmos o consumo sustentável, oferecemos um benefício real para quem movimenta a cena cultural do estado", afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira. 

 
  
  

Como aderir

Para adesão à Cemig SIM, basta acessar  https://cemigsim.com.br/turismoverde , e iniciar a jornada. Em poucos cliques, o cliente passa a contar com energia limpa e renovável, sem necessidade de aquisição de placas solares, obras ou cobrança de taxa de adesão, com desconto mensal na conta de luz.

Além da economia, a iniciativa reforça o compromisso do estado com a sustentabilidade e a transição energética.

Iuri Mendonça, CEO da Cemig SIM, destaca a relevância da iniciativa para fomentar o segmento, sob a perspectiva da sustentabilidade.

 

"Temos o compromisso de democratizar o acesso à energia solar para um número cada vez maior de consumidores. Envolver a cadeia produtiva da cultura mineira é um movimento natural dessa premissa pois, além de permitir que os empreendimentos estejam alinhados às práticas da agenda ESG, com uma conta de luz mais acessível, é possível reinvestir em outras frentes para incrementar ainda mais a economia criativa do estado", destacou
Iuri Mendonça, CEO da Cemig SIM.

 
  
  

Os empreendedores culturais têm 20% de desconto na conta de luz, nos quatro primeiros meses. Após este período, o desconto será de 16% para empresas e 15% para pessoas físicas. Com uma adesão rápida, simples e 100% on-line, empreendimentos e colaboradores da cultura poderão aderir acessando a página da parceria  cemigsim.com.br/turismoverde  ou inserindo o código "TURISMOVERDESIM" em  cemigsim.com.br .  

Rubens Soalheiro, diretor Comercial da Cemig SIM, ressalta que a iniciativa vai ao encontro do que preconiza a Campanha Race to Zero, a qual Minas Gerais foi primeiro Estado da América Latina a aderir.

“Nossa proposta é oferecer aos empreendedores e empreendimentos culturais uma opção de energia limpa e econômica fortalecendo ainda mais um setor que é essencial para o desenvolvimento econômico de nosso estado. De um jeito rápido, simples e sem investimento, toda a cadeia pode contar com a geração renovável de energia, se posicionando como protagonista para as metas de Minas Gerais em neutralizar as emissões líquidas de GEEs até 2050.”  

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias