Uma nova turma do Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano (CBCIU) teve aulas iniciadas nas cidades de Crato – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) e Quixadá (AIS 20), nesta semana. O treinamento, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), foi iniciado nos últimos dias com uma turma composta por 20 bombeiros da 2ª Companhia (2ª Cia) do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) e da 1ª Companhia (1ª Cia) do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM).
O conteúdo do curso, que tem duração de 15 dias, inclui temas como a adaptação aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o combate a incêndios em estruturas verticais, técnicas de ventilação e simulado com uso real de fogo em contêiner. Por meio da abordagem a esses assuntos, o curso possibilita a avaliação do comportamento desse tipo de incidentes.
O tenente-coronel BM Gledson Rodrigues, coordenador do curso e comandante do Comando de Bombeiros do Interior (CBI), afirmou que o treinamento fortalece o trabalho na região. “O curso chega a sua 27° edição, e vem cheio de expectativa, já que era esperado pelos militares da região. Graças à sensibilidade do comando, pudemos ofertar esse curso, fortalecendo ainda mais as ações da corporação no interior do Estado”, reforçou.
Para o monitor do CBCIU, capitão BM Sócrates, o treinamento é fundamental para o atendimento adequado das ocorrências. “A região do Cariri é uma das mais desenvolvidas no Estado, o avanço imobiliário exige que a tropa esteja cada vez mais qualificada, como o curso é voltado para combate à incêndio em edificações, é extremamente oportuno o treinamento. As atuais técnicas repassadas, principalmente o combate ofensivo possibilita a solução de ocorrências em tempo mais hábil e com uso racional da água”, destacou.
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 20°
ChuvaMín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsas