Com objetivo de impulsionar o turismo e a economia local, o Governo de Goiás lançou uma edição especial e itinerante do Goiás Social no Caminho de Cora. O anúncio foi feito pela primeira-dama e coordenadora do programa, Gracinha Caiado, nesta quinta-feira (31/10), em Goiânia.
A edição ocorrerá dos dias 4 a 26 de novembro, passando por 11 municípios e povoados, localizados ao longo dos 300 quilômetros da rota turística.
“Já tive a oportunidade de fazer um pouco do Caminho de Cora e vi quantas pessoas carentes existem naquelas cidades. O papel do Goiás Social é apoiar as pessoas que mais precisam, e é uma alegria enorme levar capacitação, qualificação e todo o apoio a esses locais”, afirmou Gracinha durante a saída das equipes, em frente ao Palácio das Esmeraldas.
O projeto será possível por conta da instalação, via GoiásTelecom, de serviço de internet via satélite em todo o percurso, com 30 pontos de antena.
As estruturas serão montadas em:
Pela Secretaria de Estado da Retomada, os pequenos produtores e empreendedores poderão se cadastrar para as oportunidades do programa Impulso Go Pequenas Empresas. A Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) será responsável pelo atendimento e orientação para denúncias de violência doméstica, e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) levará uma gibiteca a cada evento.
Serão entregues ainda cartões de benefícios sociais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), como o Dignidade e Mães de Goiás. Além disso, será feito um mapeamento das necessidades, como por exemplo fichamento no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, registro civil, carteira do autista, passe livre para pessoas com deficiência (PcD) e passaporte para idosos.
Por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), será feito um mapeamento de necessidades de cadeira de rodas e de banho, muleta, colchão, andador, fralda descartável, entre outros itens. A GoiásFomento faz atendimento para obtenção de crédito e orientação para utilização dos cartões sociais, enquanto o Sebrae Goiás faz consultoria e o Senar Goiás oferece com palestras e cursos de Turismo Rural.
O Caminho de Cora recebe investimento de R$ 1,4 milhão, proveniente de emenda parlamentar via Ministério do Turismo e conta com construção de pontos de apoio ao turista no Parque Estadual da Serra de Jaraguá e no distrito de São Benedito, em Itaberaí.
Ao longo dos 300 quilômetros, haverá pontos de descanso e sinalização interpretativa, com troca das placas com as poesias de Cora Coralina. A rota é inspirada no Caminho de Santiago, na Espanha.
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás
Mín. 14° Máx. 20°
Mín. 16° Máx. 24°
ChuvaMín. 18° Máx. 24°
Chuva